Inmet emite Alerta Vermelho para Tempestade no Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho nesta terça-feira, 3 de outubro, indicando grande perigo de tempestade no Rio Grande do Sul para a próxima quarta-feira, 4 de outubro. A situação é resultado da ação de uma frente fria combinada com a formação de um ciclone extratropical na Argentina, causando instabilidade no estado. Além disso, um alerta amarelo para perigo potencial também está em vigor.

O alerta do Inmet adverte para riscos significativos, incluindo danos em edificações, cortes de energia elétrica, prejuízos em plantações, quedas de árvores, inundações e perturbações no transporte rodoviário. As previsões indicam chuvas de até 100 milímetros, rajadas de vento de até 100 km/h e a possibilidade de granizo. O aviso está em vigor das 22h desta terça até as 8h de quarta-feira.

Anteriormente, o Inmet havia emitido dois alertas laranja para risco de tempestade, com vigência das 15h desta terça-feira até as 10h de quinta-feira, ambos abrangendo áreas do Rio Grande do Sul.

Leia também: O Muro da Mauá funciona? Nível do Guaíba ultrapassa os 3 metros pela primeira vez.

Recomendações do Inmet para a população enfrentar as novas tempestades

Para se proteger durante tempestades, o Inmet recomenda as seguintes medidas à população:

  1. Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
  2. Em caso de enchentes, proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
  3. Em situações de perigo iminente, buscar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.
  4. Buscar informações adicionais junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A previsão aponta para a retomada de condições estáveis somente na quinta-feira, 5 de outubro, com períodos de sol entre nuvens e temperaturas variando entre 12 e 21 graus. No entanto, a chuva retornará ao estado já na sexta-feira, 6 de outubro, com pancadas previstas nas regiões Norte e Central, e possibilidade de tempestades no Nordeste.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 432

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo PoA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading