Vale do Taquari recebe 6 mil livros para reconstrução de bibliotecas após enchentes

Rio Grande do Sul: solidariedade restaura acervos de bibliotecas do Vale do Taquari após enchentes catastróficas.

As enchentes que atingiram o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, em setembro de 2022, provocaram grandes danos a diversos municípios da região. Entre as vítimas, estavam as bibliotecas públicas, que tiveram seus acervos destruídos.

Para ajudar na reconstrução desses espaços de leitura, a Secretaria da Cultura do Estado (Sedac) lançou uma campanha de arrecadação de livros. A iniciativa foi um sucesso, e mais de 6 mil exemplares foram doados por pessoas físicas e jurídicas.

Leia também: Lotofácil: Gaúcho da região devastada pelo ciclone ganha R$ 637 mil no sorteio 2953.

6 mil livros são doados para reconstrução de bibliotecas destruídas por enchentes no Vale do Taquari

Nesta sexta-feira (17), a Sedac realizou a primeira entrega das doações. Foram entregues seis mil livros para as bibliotecas públicas de Roca Sales, Muçum, Colinas e Cruzeiro do Sul.

Os livros foram selecionados a partir das demandas apresentadas pelas próprias bibliotecas. A triagem foi realizada por bibliotecários da Biblioteca Pública do Estado (BPE) e do Sistema Estadual de Bibliotecas.

A titular da Sedac, Beatriz Araújo, destacou a importância da campanha. “As emergências decorrentes das enchentes mobilizaram a sociedade brasileira e revelaram a força e a solidariedade do povo. A campanha de arrecadação de livros demonstra o comprometimento de todos os que colaboraram com a cultura e a educação. Estimular a leitura é incentivar a imaginação e o conhecimento, ferramentas essenciais para o desenvolvimento humano”, afirmou.

Região precisa de mais doações

Ainda há mais livros para serem doados. A campanha segue aberta e está recebendo livros de literatura em bom estado de conservação. Os interessados em contribuir podem entregar os exemplares em uma das seguintes instituições:

  • Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul;
  • Biblioteca Erico Verissimo e Biblioteca Lucília Minssen (Casa de Cultura Mario Quintana);
  • Biblioteca Estadual Leopoldo Boeck;
  • Biblioteca Estadual Romano Reif;
  • Instituto Estadual do Livro;
  • Sede do Instituto Quindim em Caxias do Sul, parceiro da iniciativa.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 432

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo PoA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading