Nos últimos seis meses, a Empresa de Transporte Coletivo Viamão, vencedora do leilão que arrematou a Carris, empresa de transporte público de Porto Alegre, tem sido alvo de intensas críticas por parte dos usuários da região. Segundo dados da Metroplan, o órgão responsável pela regulação do transporte na Região Metropolitana, 256 queixas foram registradas no período, destacando problemas como má conduta de funcionários e constantes atrasos nos horários dos ônibus.
Entre abril e setembro deste ano, os usuários de 21 empresas, dois consórcios e três travessias na região expressaram um total de 1.477 reclamações, sendo que 17% delas estão relacionadas à Empresa de Transporte Coletivo Viamão. Essas queixas incluem, entre outros aspectos, a falta de ar-condicionado nos veículos e a inconsistência no cumprimento dos horários divulgados no site da empresa.
Leia também: Ônibus lotação de Porto Alegre: Preço e funcionamento.
Viamão promete qualidade aos usuários da Carris
Em resposta às críticas, a Viamão afirmou em comunicado que está empenhada em oferecer o melhor serviço possível e enfatizou que transporta diariamente cerca de 70 mil passageiros. Segundo a empresa, as 256 reclamações representam uma parcela mínima em relação aos 12 milhões e 600 mil passageiros transportados nos últimos seis meses, evidenciando que falhas e erros não são uma característica comum em seus serviços.
Vale lembrar que a Empresa de Transporte Coletivo Viamão venceu o leilão para a aquisição da Carris, uma transação de R$ 109.951.560. A empresa terá a responsabilidade de assumir a gestão da Carris nos próximos 60 dias, conforme anunciado pelo prefeito Sebastião Melo. O acordo inclui a aquisição de ativos, como imóveis e veículos, bem como a concessão para operar as 20 linhas da Carris pelos próximos 20 anos. Uma das metas iniciais da empresa será a instalação de ar-condicionado em todos os veículos, com a obrigação de adquirir 60 ônibus climatizados até o final do primeiro ano de contrato.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, e não perca nenhuma atualização do site.