Tornado no Rio Grande do Sul é confirmado pela Defesa Civil

A Defesa Civil confirmou a ocorrência de um tornado no Rio Grande do Sul. Abaixo, veja as recomendações do órgão.

A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, em conjunto com a Sala de Situação do Estado, confirmou a ocorrência de um tornado no Rio Grande do Sul. Em suma, o fenômeno ocorreu na região de Júlio de Castilhos na última segunda-feira (19). O fenômeno foi detectado durante o monitoramento rotineiro das condições climáticas no Estado.

Formação do tornado no Rio Grande do Sul

Segundo os meteorologistas da Sala de Situação, a combinação de calor e umidade propiciou o surgimento de tempestades isoladas, culminando na formação do tornado. Apesar de ser um evento relativamente comum nessas condições, nem sempre é observado e registrado.

Embora a intensidade do tornado, as precipitações na área atingida variaram entre 20 e 35 mm/dia, e não houve relatos de danos significativos.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para a importância de precauções, recomendando que as pessoas evitem a proximidade do local afetado e busquem abrigo em áreas seguras.

Recomendações:

  • É crucial que a população esteja atenta às informações fornecidas pela Defesa Civil local e conheça os Planos de Contingência municipais, a fim de estar preparada para agir em caso de desastre em seu município.
  • A Defesa Civil também recomenda que as pessoas mantenham um kit de emergência em casa com água potável, alimentos não perecíveis, lanterna, rádio e outros itens essenciais.
  • Em caso de alerta de tornado, é importante buscar abrigo em local seguro, como o interior de uma casa ou prédio, e se afastar de janelas e portas.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 596

Descubra mais sobre Curtindo PoA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading