Concurso Nacional Público Unificado no RS tem mais de 96 mil inscritos

Ao todo, mais de 2,65 milhões de brasileiros se inscreveram no Concurso Nacional Público Unificado. Desses, 96 mil são gaúchos.

O estado do Rio Grande do Sul registrou um total de 96.592 mil inscritos para o Concurso Nacional Público Unificado (CNPU), um certame que oferece oportunidades em diversos órgãos da administração pública federal. As provas serão realizadas em diferentes cidades do estado, incluindo Porto Alegre, Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Inscrições e Taxas de Concurso Nacional Público Unificado

Para garantir a participação no concurso, os inscritos devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até esta sexta-feira (16). As taxas são de R$ 90 para cargos de nível superior e de R$ 60 para cargos de nível médio. O CNPU oferece um total de 6.640 vagas em 21 órgãos federais. As provas estão agendadas para o dia 5 de fevereiro de 2024 e serão realizadas em 220 cidades em todo o país.

Além das vagas com lotação em diversas regiões do Brasil, os editais contemplam oportunidades para atuação no Estado do Rio Grande do Sul. Entre elas, destacam-se vagas para médicos no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), analistas em Ciência e Tecnologia e tecnologistas no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Diversidade de Cargos e Possibilidade de Inscrição Múltipla

Há ainda oportunidades para diversos cargos, como analista administrativo, analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, engenheiro agrônomo no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), além de cargos no IBGE, como analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, e técnico em Informações Geográficas e Estatísticas.

O CNPU permite que o candidato se inscreva para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático, mediante o pagamento de uma única taxa de inscrição. Nesse caso, o candidato deve classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, com base na nota alcançada.

O total de inscritos no concurso ultrapassa 2,65 milhões em todo o país. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações está prevista para o dia 3 de junho. Já o resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação terá início em 5 de agosto.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 599

Descubra mais sobre Curtindo PoA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading