Quando é a Parada LGBT 2023 de Porto Alegre? Data, hora, local e shows

A cidade de Porto Alegre está se preparando para acolher, mais uma vez, a Parada LGBT 2023 de Porto Alegre será no próximo dia 2 de julho, com início no Parque da Redenção. Esse evento significativo tem trazido visibilidade e conscientização sobre questões de diversidade e inclusão. Com o tema deste ano, “LGBT’s na Rua, A Luta Continua!“, a 16ª edição do evento reforça a necessidade de constante mobilização e luta pelos direitos da comunidade.

Porto Alegre promete, mais uma vez, mostrar ao Brasil e ao mundo a força, a coragem e a determinação da comunidade LGBTI. A Parada de Luta LGBTI de 2023 promete ser um evento inesquecível, marcado pela celebração da diversidade, pelo debate de questões importantes e pela luta constante por direitos. Este é um momento de unir forças, levantar a bandeira do arco-íris e reafirmar, em alto e bom som: a luta continua!

LEIA TAMBÉM: Parada LGBT Porto Alegre 2023 atinge público recorde e é a 3ª maior do Brasil.

A edição de 2023 promete ser um evento inesquecível, repleto de celebração, resistência e diversidade. Com a participação de pessoas de todas as orientações sexuais e identidades de gênero, a parada reafirma o compromisso de lutar pelos direitos e pela igualdade para a comunidade LGBTI.

Além disso, o 1º Baile da Diversidade e a escolha da Rainha e Princesas trazem ainda mais glamour e representatividade ao evento. A cidade de Porto Alegre se prepara para receber essa manifestação de amor, respeito e inclusão, promovendo uma atmosfera de união e aceitação.

Vai ter Parada LGBT em 2023 em Porto Alegre?

Sim, a 16ª edição da Parada de Luta LGBTI de Porto Alegre já tem data marcada e acontecerá com todo o entusiasmo e cor que sempre caracterizaram este evento. A cidade se prepara para receber uma vez mais este importante ato de celebração, visibilidade e reivindicação de direitos.

Este ano, o evento conta com o suporte protocolar e logístico da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o aporte institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, além do apoio corporativo de empresas locais. Assim, a cidade promete estar mais colorida e diversa do que nunca.

Quando é a Parada LGBT 2023 Porto Alegre?

A Parada Livre de Porto Alegre acontecerá no dia 2 de julho de 2023. A capital gaúcha será palco de uma das maiores manifestações de luta pelos direitos da comunidade LGBTI do Brasil.

A tradição é realizar a parada no domingo mais próximo ao dia 28 de junho, data que celebra o Dia Mundial do Orgulho LGBT. A concentração começa a partir das 12h no Parque Farroupilha, popularmente conhecido como Redenção.

A caminhada começará às 15h30, acompanhada por trios elétricos, com chegada prevista ao palco montado na Orla por volta das 18h. O evento contará com shows e intervenções artísticas até à meia-noite.

Qual a programação da Parada LGBT 2023 Porto Alegre?

Parada Livre de Porto Alegre 2023
Imagem: Divulgação

A programação da Parada LGBT 2023 de Porto Alegre está repleta de atrações. Além da tradicional caminhada, haverá a apresentação de artistas iniciantes e consagrados na cena alternativa da capital e do interior do Estado. Estão também previstas falas de políticos, autoridades, personalidades, ativistas, militantes e representantes dos movimentos sociais.

Uma das novidades deste ano é a presença da ONG Minha Criança Trans, que estará à frente do primeiro trio elétrico, fazendo o abre alas do evento. Outra inovação será o Festival de Bandas que acontecerá no Palco montado na Orla entre 12h e 18h, dentro da programação da já consagrada Virada Cultural Sylvinha Brasil.

Tchaka Drag Queen, uma das principais influenciadoras digitais do centro do país, será a grande atração desta edição, puxando um dos trios durante a caminhada e apresentando um show especialmente elaborado para a Parada de Luta deste ano.

12:00 – Redenção

O início da celebração da Parada Livre de Porto Alegre 2023 terá início às 12h na Redenção, um dos parques mais emblemáticos de Porto Alegre. O local será tomado por uma atmosfera vibrante, onde pessoas de todas as orientações sexuais e identidades de gênero se reunirão para celebrar a diversidade e expressar sua luta por igualdade e respeito.

15:00 – Caminhada pela diversidade

Às 15h, a marcha da Parada de Luta LGBTI tomará as ruas da cidade. Centenas de pessoas caminharão juntas, empunhando bandeiras coloridas e cartazes com mensagens de apoio e conscientização. A caminhada é um momento crucial para chamar a atenção da sociedade e promover a visibilidade e o respeito pela comunidade LGBTI.

17:00 – Gasômetro

O encerramento em grande estilo O ponto final da Parada de Luta LGBTI será no Gasômetro, um local icônico da cidade.

Que dia é o dia do Orgulho LGBT?

O Dia Mundial do Orgulho LGBT é comemorado em 28 de junho. A data foi escolhida para lembrar a Revolta de Stonewall, um marco na luta pelos direitos LGBT que ocorreu em 1969, em Nova York. Essa data serve como um lembrete do constante esforço pela igualdade de direitos e reconhecimento da comunidade LGBTI em todo o mundo.

No Brasil, muitas cidades celebram a data com a realização de Paradas do Orgulho LGBT próximas a essa data, como é o caso de Porto Alegre, que realizará a sua Parada de Luta LGBTI no dia 2 de julho, mantendo viva a memória dessa luta e destacando a necessidade de continuar a resistir e a reivindicar direitos.

Baile da Diversidade e a escolha da Rainha e Princesas

1º Baile da Diversidade de Porto Alegre
Imagem: Divulgação / Redes Sociais.

Outra novidade neste ano é o Baile da Diversidade, um dos destaques da Parada de Luta LGBTI de Porto Alegre. Além da competição pela coroa de Rainha e Princesas, o baile promete ser uma noite de celebração e entretenimento, com apresentações artísticas, DJ sets e muita música. Será um momento de extravasar alegria, mostrar talentos e fortalecer os laços de união entre todos os presentes.

A competição irá eleger a Rainha e duas Princesas que representarão a comunidade LGBTI e serão embaixadoras da causa. O regulamento estabelece critérios específicos para participação, incluindo ser maior de 18 anos, ser performer da arte Drag, ter um nome artístico e menos de 5 anos de carreira, além de seguir e curtir as páginas das redes sociais da Parada de Luta e do Baile da Diversidade.

A premiação oferecida aos vencedores é generosa e inclui um ingresso VIP para o show de Glória Groove no Auditório Araújo Viana, vale compras oferecido por parceiros e apoiadores do Baile, faixa, coroa, uma garrafa de espumante da Vinícula D´Bastiani, um voucher de um jantar cortesia com acompanhante e uma pulseira para desfilar no Trio da Parada de Luta no dia do evento. Além disso, há outras premiações e surpresas em negociação, que serão reveladas nos próximos dias.

Processo de seleção da Rainha e Princesas

Os interessados em concorrer ao título devem se candidatar enviando um vídeo de sua performance de até um minuto na página do evento no Facebook até o dia 21 de junho. A partir do dia 22 de junho, será aberta uma votação popular para selecionar as 20 primeiras inscritas.

As cinco mais votadas terão a oportunidade de desfilar e competir pelo título no dia do Baile, que ocorrerá no dia 1º de julho, a partir das 17 horas, na Praça do Tambor. Um júri composto por especialistas e personalidades reconhecidas da comunidade LGBTI será responsável por escolher a grande campeã.

Está matéria contou com a colaboração de Gil Cunha (Assessor de Imprensa e Coordenador de Produção da Parada de Luta) e Roberto Seitenfus (Apresentador da Parada e Diretor do Grupo Desobedeça).

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 432

Um comentário

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo PoA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading