Google Anuncia Restrição de Anúncios Políticos nas Eleições Municipais

A iniciativa do Google em restringir os anúncios políticos durante as eleições municipais reflete um esforço conjunto com as autoridades eleitorais.

Nesta quarta-feira (23), o Google surpreendeu ao anunciar que não permitirá anúncios políticos durante as eleições municipais de outubro no Brasil. Essa decisão foi tomada em consonância com uma resolução aprovada em fevereiro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que visa restringir o uso de inteligência artificial e implementar medidas de combate à disseminação de informações falsas ou descontextualizadas.

Comunicado do Google

Em comunicado oficial, a empresa informou que a restrição aos anúncios políticos entrará em vigor a partir de maio, acompanhando a implementação das resoluções do TSE. O Google reforçou seu compromisso com a integridade do processo eleitoral. Segundo a companhia:

“Vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio, tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto.”

De acordo com as regras estabelecidas pelo TSE, as redes sociais têm a obrigação de adotar medidas para evitar ou reduzir a disseminação de informações falsas ou descontextualizadas. Plataformas que não removerem conteúdos antidemocráticos ou com discurso de ódio, como manifestações racistas, homofóbicas ou nazistas, serão responsabilizadas.

Sobre a resolução do TSE

A resolução do TSE também regula o uso de inteligência artificial durante as eleições municipais, proibindo manipulações de conteúdo falso para criar ou substituir imagem ou voz de candidatos com o intuito de prejudicar ou favorecer candidaturas. Além disso, a utilização de chatbots e avatares para intermediar a comunicação das campanhas com eleitores reais também foi restringida.

O objetivo primordial do TSE é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes geradas por aplicativos de inteligência artificial, visando manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com a organização do pleito.

A iniciativa do Google em restringir os anúncios políticos durante as eleições municipais reflete um esforço conjunto com as autoridades eleitorais para promover um ambiente eleitoral mais seguro e transparente.

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Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

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