Inundações no RS afetam 134 cidades e mata 13 pessoas

As inundações no RS castigam o estado, causando estragos em 134 municípios. Defesa Civil atua no resgate e atendimento à população.

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o final de abril continuam causando transtornos e desastres em diversas cidades. Segundo o último boletim da Defesa Civil estadual, divulgado nesta quinta-feira (2), o número de municípios atingidos subiu para 134, afetando mais de 44 mil pessoas.

Situação preocupante:

  • Desabrigados: 5.257 pessoas
  • Alojadas em abrigos: 3.079 pessoas
  • Desaparecidos: 21 pessoas
  • Óbitos: 13 pessoas

Candelária (8), Encantado (6), Passa Sete (1), Roca Sales (4) e São Vendelino (2) são as cidades com maior número de pessoas desaparecidas. Já os óbitos foram registrados em Encantado (1), Itaara (1), Pantano Grande (1), Paverama (2), Salvador do Sul (2), Santa Cruz do Sul (1), Santa Maria (3), São João do Polêsine (1) e Segredo (1).

Equipes da Defesa Civil, Brigada Militar e Bombeiros Militares trabalham incansavelmente no resgate de pessoas e na prestação de socorro às vítimas das inundações. Abrigos foram montados para acolher os desabrigados, que também estão recebendo cestas básicas, água potável e outros itens de primeira necessidade.

Inundações no RS impactam os serviços essenciais

As fortes chuvas também causaram danos à infraestrutura do estado, afetando o fornecimento de água, energia elétrica e serviços de telefonia e internet.

  • Energia elétrica: Mais de 292 mil pontos estão sem energia, segundo dados da CEEE Equatorial e RGE Sul.
  • Água: Mais de 543 mil clientes da Corsan estão sem abastecimento.
  • Telefonia e internet: 180 municípios estão com serviços de comunicação comprometidos pelas empresas Tim, Vivo e Claro.

As aulas foram suspensas em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino como medida de segurança para os alunos e funcionários. Ao todo, 321 escolas em 138 municípios foram afetadas pelas chuvas, com 102 unidades danificadas.

As chuvas também provocaram bloqueios totais e parciais em 115 trechos de 47 rodovias estaduais, entre estradas e pontes. As equipes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) trabalham na desobstrução das vias o mais rápido possível.

A Defesa Civil orienta a população para evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios, e acompanhar os alertas meteorológicos. Em caso de emergência, ligue para o 190 (Brigada Militar) ou 199 (Defesa Civil). Doações de alimentos, água potável, roupas e itens de higiene podem ser feitas nos pontos de coleta da Defesa Civil em todo o estado.

O governo do Rio Grande do Sul, em conjunto com os municípios e a sociedade civil, trabalha para minimizar os impactos das chuvas e garantir o bem-estar da população afetada. A união de todos é fundamental para a superação deste momento difícil.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 816

Descubra mais sobre Curtindo PoA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading