Crise na Saúde: Médicos Declaram Guerra contra o Caos Hospitalar

Diante da crise na saúde que assola Porto Alegre e sua região metropolitana, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) lançou a campanha “Basta! Queremos Ações Imediatas Para a Saúde”. Em uma reunião ocorrida na manhã de terça-feira, 23 de abril, o presidente do Simers, Marcos Rovinski, acompanhado de membros da diretoria, apresentou a campanha à equipe da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Crise na saúde: Os principais pontos abordados

No encontro, foram discutidos os principais desafios enfrentados na área da saúde no estado, conforme já havia sido divulgado anteriormente pelo Simers e amplamente divulgado pela imprensa local e nacional. O sindicato ressaltou a urgência de atualizar regularmente o panorama do atendimento e destacou o selo que identificará todos os conteúdos relacionados à superlotação das emergências e à situação precária da saúde.

Os representantes do Simers expressaram preocupação com a realidade enfrentada pelos médicos que atuam na linha de frente, relatando casos de agressões decorrentes da demora no atendimento, muitas vezes ocasionada pela superlotação. Eles enfatizaram a importância de o governo colaborar na busca por soluções para aliviar a sobrecarga das instituições de saúde, reiterando a disposição do sindicato em ser um parceiro nesse processo.

Durante a reunião, foram abordadas diversas questões, incluindo a necessidade de revisão do Programa Assistir, a criação de uma mesa de negociação permanente sobre questões hospitalares com a participação do Simers, a elaboração de um Plano de Carreira para os Médicos e medidas para lidar com a superlotação nas emergências dos hospitais da região metropolitana, entre outros temas relevantes.

Comprometimento da Secretaria de Saúde

Apesar da ausência da titular da SES, Arita Bergmann, a equipe da secretaria demonstrou disposição em ouvir as demandas do Simers. A diretora Lisiane Fagundes ressaltou os esforços do Estado em mitigar os impactos do aumento da demanda por serviços de saúde, destacando a diversidade de desafios enfrentados por diferentes cidades. Por sua vez, Leticia Ikeda enfatizou o acompanhamento diário dos hospitais de Alvorada e Cachoeirinha para garantir a qualidade do atendimento e a adequação dos recursos disponíveis.

A reunião entre o Simers e a SES representa um passo importante na busca por soluções para os problemas enfrentados no sistema de saúde do Rio Grande do Sul. Com o compromisso mútuo de colaboração e diálogo contínuo, espera-se que medidas eficazes sejam implementadas para melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde na região.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 757

Descubra mais sobre Curtindo PoA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading