Quando é o Festival de Cinema de Gramado em 2023?

O Brasil é rico em cultura, sendo uma das suas principais expressões a arte cinematográfica, e um dos maiores destaques desse cenário é o Festival de Cinema de Gramado. Confira a programação da 51º edição do evento e quais são os filmes e artistas que estão concorrendo ao famoso troféu Kikito.

Leia também: Natal Luz de Gramado 2023: Quais as datas e programação?

Quando é o Festival de Cinema de Gramado em 2023?

Em 2023, o 51º Festival de Cinema de Gramado ocorre entre os dias 11 e 19 de agosto. Durante esses dias, o Palácio dos Festivais, um dos principais ícones da cidade de Gramado, se transforma no cenário principal do evento, recebendo cineastas, artistas e o público em geral para exibições dos mais variados gêneros de filmes.

Como funciona o Festival de Cinema de Gramado?

O Festival de Cinema de Gramado é uma das mais importantes celebrações do cinema brasileiro e latino. Durante o evento, filmes de longa e curta metragem e documentários, sejam eles estrangeiros, brasileiros ou gaúchos, são exibidos em competições que valorizam a diversidade e a qualidade da produção cinematográfica.

As premiações são divididas por categorias, e os vencedores recebem o Troféu Kikito, a maior honraria do festival. A entrega dos prêmios ocorre em diferentes datas. Em 2023, por exemplo, os Troféus Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas serão entregues no dia 13 de agosto, com transmissão pela TVE e TV Assembleia.

Já a Cerimônia de Premiação, ao vivo direto do Palácio dos Festivais, ocorre no dia 19 de agosto, sendo transmitida pelo Canal Brasil.

Filmes do Festival de Cinema de Gramado 2023

A programação do 51º Festival de Cinema de Gramado será bastante diversificada, apresentando uma grande variedade de filmes de diferentes gêneros e estilos, exibidos em diferentes datas e horários.

No primeiro dia do festival, 11 de agosto, acontece a exibição dos filmes “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro” de Guilherme Fiuza Zenha, no segmento de mostra infantil.

No dia seguinte, uma série de curtas-metragens gaúchos serão apresentados, incluindo “Messi” de Henrique Lahude e Camila Acosta, “Fitoterapia” de Eduardo Piotroski, e “Glênio” de Luiz Alberto Cassol, entre outros.

Os dias subsequentes contam com a exibição de uma série de filmes brasileiros em competição, como “Retratos Fantasmas” de Kleber Mendonça Filho, “Angela” de Hugo Prata, “A última vez que ouvi Deus chorar” de Marco Antônio Pereira, “Tia Virgínia” de Fábio Meira, entre outros.

No último dia do evento, 19 de agosto, acontecerá a Cerimônia de Premiação, que conta com a entrega dos Kikitos para as mostras competitivas de curtas-metragens brasileiros e longas-metragens brasileiros, documentais e gaúchos.

Importância do Festival de Cinema de Gramado

O 51º Festival de Cinema de Gramado, realizado em 2023, reforça a importância do evento para o cenário cinematográfico brasileiro. Além de apresentar uma ampla gama de filmes de alta qualidade, o festival proporciona a troca de experiências entre os profissionais da área, impulsionando ainda mais a produção cinematográfica do país.

Para quem gosta de cinema, o Festival de Gramado é um prato cheio, não apenas pela qualidade das obras apresentadas, mas também pelo belíssimo cenário que a cidade de Gramado proporciona.

Relembre o Festival de Cinema de Gramado de 2022

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 432

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo PoA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading