Quais regiões têm e não têm cobertura 5G em Porto Alegre

Em julho de 2022, Porto Alegre marcou o início de uma nova era digital no Rio Grande do Sul com a implementação da cobertura 5G, se tornando a primeira cidade gaúcha a ter acesso à frequência revolucionária. Este avanço promete trazer uma conexão superior ao 4G, contudo, a disponibilidade ainda é limitada a determinadas áreas.

Ao longo do primeiro ano de 5G no Estado, a tecnologia se expandiu por Porto Alegre e alcançou municípios do interior e da Região Metropolitana. Um levantamento da GZH revelou que, até o dia 27, as três operadoras habilitadas – Claro, Tim e Vivo – juntas, já atendem 88% dos bairros da capital gaúcha com a nova tecnologia. A frequência foi liberada inicialmente em 43 bairros da cidade, mas o número tem crescido significativamente.

Leia também: 500 novas paradas de ônibus são depredadas em Porto Alegre.

Bairros onde há cobertura 5G oferecido pelas três operadoras

Os bairros de Porto Alegre onde já há a disponibilidade da tecnologia 5G, conforme as três operadoras – Claro, Tim e Vivo – são os seguintes:

  1. Auxiliadora
  2. Azenha
  3. Bela Vista
  4. Bom Fim
  5. Centro Histórico
  6. Cidade Baixa
  7. Farroupilha
  8. Floresta
  9. Higienópolis
  10. Independência
  11. Jardim Botânico
  12. Medianeira
  13. Menino Deus
  14. Moinhos de Vento
  15. Mont’Serrat
  16. Partenon
  17. Passo D’Areia
  18. Petrópolis
  19. Praia de Belas
  20. Rio Branco
  21. Santa Maria Goretti
  22. Santa Tereza
  23. Santana
  24. São Geraldo
  25. São João
  26. Três Figueiras

Bairros sem cobertura 5G

Os bairros de Porto Alegre que, segundo as informações disponíveis, ainda não possuem cobertura 5G de nenhuma das três operadoras (Claro, Tim e Vivo) são os seguintes:

  1. Arquipélago
  2. Boa Vista do Sul
  3. Campo Novo
  4. Farrapos
  5. Hípica
  6. Jardim Isabel
  7. Parque Santa Fé
  8. Pitinga
  9. São Caetano
  10. Serraria
  11. Sétimo Céu

Importante frisar que essas informações estão sujeitas a atualizações conforme as operadoras expandem a cobertura da rede 5G. Para informações mais recentes e detalhadas, recomenda-se consultar diretamente as operadoras ou a Anatel.

Outras cidades com 5G no RS

Além da Capital, outras cidades do Estado também foram beneficiadas. A cobertura se estendeu a municípios como Canoas, Viamão e Alvorada, na Região Metropolitana; Bento Gonçalves, Canela e Gramado, na Serra; e Pelotas, no Sul do Estado. Ainda que a tecnologia tenha demonstrado desempenho superior ao 4G nos primeiros meses, a cobertura limitada ainda impede que o usuário desfrute plenamente da capacidade da rede.

O processo de liberação da tecnologia 5G ocorreu por meio de um leilão em novembro de 2021. Ele estabeleceu obrigações de cobertura para as operadoras vencedoras, com um cronograma que iniciou em Brasília, em 6 de julho de 2022, e deve seguir até dezembro de 2030, começando pelas capitais e prosseguindo para municípios menores.

Na Capital, as três operadoras habilitadas estão presentes em 86 dos 97 bairros: Claro em 77, Vivo em 59 e Tim em 29. Entretanto, a cobertura completa das três operadoras só é disponível em 26 bairros, entre eles: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, entre outros. Em contraste, 11 bairros da Capital, incluindo Arquipélago, Boa Vista do Sul, Campo Novo e outros, ainda não têm cobertura de nenhuma das três operadoras.

Apesar do avanço da cobertura, ainda há um caminho a ser percorrido para a universalização do 5G em Porto Alegre. Conforme o edital do 5G, as empresas têm até 31 de julho de 2025 para ampliar a quantidade de antenas na cidade, e devem oferecer, no mínimo, uma antena para cada 10 mil habitantes.

Portanto, embora a chegada da cobertura 5G tenha sido uma conquista importante para a região, ainda há desafios a serem superados para que todos possam desfrutar dos benefícios que essa nova tecnologia pode oferecer.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 432

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo PoA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading